Treinamento de NR-35 
Supervisor de Trabalho em Altura - 24 horas/aula

 

O curso:
Todo empregador deve realizar a capacitação de todos os trabalhadores que exercem atividades que possam ser classificadas como Trabalho em Altura. É o que determina o MTE através da NR-35 que trata do Trabalho em Altura.
 
Trabalhador capacitado para o Trabalho em Altura é aquele que realizou e foi aprovado no treinamento teórico e pratico com carga horária, de no mínimo, 08 (oito) horas/aula.
 
Segundo a NR-35,  o Trabalho em Altura é qualquer atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.
 
Ministramos os cursos de trabalho em altura para cumprimento da NR-35 com 75% das aulas práticas. 

 

 
Nosso curso de Supervisor de Trabalho em Altura:
O curso de Supervisor de Trabalho em Altura é destinado aos profissionais que vão supervisionar os trabalhos em altura, preencher a permissão de trabalho, inspecionar os equipamentos e as condições de trabalho conforme preceitua o item 35.4.3 da NR-35

 

Durante o curso o estudo dos principais pontos da norma, em grupo com os demais alunos presentes no curso, trará a troca de conhecimento necessária para que o supervisor possa coordenar o trabalho em altura e planejar situações de resgate.

 

 

Público Alvo:
  • Profissionais que têm como principal função supervisionar a execução dos trabalhos em altura, fazer análise de risco, planejar as medidas de controle de risco e situações de resgate, prelecionar os trabalhadores quanto ao uso de equipamentos, entre outros; e 
  • Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho, Técnicos de Telecomunicação e Elétrica, Bombeiros civis, e empresas interessadas a capacitar e profissionalizar seus colaboradores.

 


Objetivos:

O curso tem como objetivo instruir sobre as técnicas de trabalho e resgate em altura, a fim de formar profissionais capacitados a exercer serviços acima do nível do solo, sabendo reconhecer os riscos relacionados às atividades de Trabalho em Altura, identificando as exigências normativas referentes à segurança nos trabalhos em altura e estabelecendo os procedimentos necessários à realização dos trabalhados em altura.

Outro objetivo do curso de Supervisor de Trabalho em Altura é capacitar os profissionais para efetuarem resgate e socorro às vítimas em ambiente vertical com eficiência, segurança e responsabilidade.

Nosso curso diferencia-se dos demais pelo aprofundamento de todas as partes práticas, exigindo dos alunos o manuseio de cadeira suspensa, andaimes suspensos, deslocamentos em escadas com uso de talabarte, deslocamento em linhas de vida entre outros.



Pré-requisitos:

Para se matricular no curso de Supervisor de Trabalho em Altura o aluno deverá:

  • Preencher declaração de reserva de vaga;
  • Possuir boas condições de saúde, e
  • Não ter fobia de altura.


Procedimentos operacionais do curso
Os cursos ministrados pela Academia de Bombeiro Arco de Fogo utilizam técnicas de aprendizagem motora e a aplicação dos conceitos e técnicas à realidade dos alunos de acordo com as características de cada um e dos serviços enfrentados no dia a dia de trabalho.

Aulas teóricas e práticas possibilitam que o aluno entre em contato com várias técnicas textualizadas, permitindo total esclarecimento de suas duvidas e maximizando a efetividade dos treinamentos.

 
 
Certificação:
Será emitido um certificado para cada aluno participante do curso, contendo seu nome, as horas/aula cumpridas e conteúdo programático, alem de todas as informações exigidas pela NR-35.

 

Ao término do curso, se aprovado, o aluno receberá:

  • Certificado de Supervisor de Trabalho em Altura;
  • Credencial de Supervisor de Trabalho em Altura;
  • Termo de abertura e encerramento de curso;
  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do Engenheiro de Segurança responsável pelo curso; e
  • Cópia da lista de presença para comprovação de curso presencial.
 
Certificação válida em todo o território nacional.
 

 

Grade curricular do curso:
  • Normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura;
  • Estudo da Análise de Risco e condições impeditivas;
  • Riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle;
  • Equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso;
  • Acidentes típicos em trabalhos em altura;
  • Condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros;
  • NR-35  Comentada;
  • Aprendizado de nós utilizados no trabalho e resgate em altura;
  • Deslocamento em escadas;
  • Deslocamento em estruturas;
  • Aprendizado de nós utilizados no trabalho e resgate em altura;
  • Técnicas de posicionamento para trabalho;
  • Técnicas de ancoragem de corda;
  • Técnicas de deslocamentos verticais por corda (ascensão e descensão);
  • Técnica de resgate simples;
  • Ancoragem (instalação e sistemas);

Diferenciais dos Treinamentos de NR-35 da Academia de Bombeiro Arco de Fogo

EQUIPAMENTOS

A Academia Arco de Fogo mantém em sua instalações os melhores equipamentos para trabalho e resgate em altura.

 

Os equipamentos são fornecidos individualmente aos alunos de maneira que todos possam participar da aula prática de NR-35 Trabalho em Altura, sem a necessidade de troca entre eles.

 

Todos os equipamentos possuem CA (Certificado de Aprovação) do Ministério do Trabalho e passam por constante inspeção para verificar sua integridade.

 
Aulas práticas em simuladores

 

Só ministramos curso de NR-35 na modalidade presencial, cumprindo integralmente a Nota Técnica nº 283/2016/CGNOR/DSST/SIT do Ministério do Trabalho e Emprego .

 

A portaria proibe que os treinamentos de NR-35 sejam feitos na modalidade EAD.

 

Nosso Centro de Formção de Bombeiro Civil é credenciado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e possuimos todos os simuladores necessários para os treinamentos práticos de trabalho em altura.

 

Em nossas instalações está a disposição dos alunos uma torre com 12 metros de altura para treinamento prático de trabalho e resgate em altura. A torre possui projeto técnico e ART do Engenheiro Responsável.

 
 
 
SIMULADORES DE LAJE E TELHADO

 

Simuladores de telhado e laje com escada de acesso, cadeira suspensa, linha de vida e balancim completam as instalações que são utilizadas para os treinamentos práticos de NR-35, Resgate  e Trabalho em Altura.

 

Obedecendo as normas, todas as estruturas e instalações possuem Anotação de Responsabilidade Técnica expedida por Engenheiro.
 
 
 
COZINHA E REFEITÓRIO PRÓPRIO
Para comodidade dos alunos a Academia de Bombeiro Arco de Fogo possui cozinha e refeitório próprio.
 
Não só nos cursos de NR-35, mas em todos os outros cursos ja estão inclusos a alimentação (café da manha, almoço e lanche vespertino).
 
Para o curso de Bombeiro Civil o aluno deverá verificar as condições de fornecimento de alimentação.
 
 
 
ALOJAMENTO GRATUITO
 
Exceto para o curso de formação de bombeiro civil, a Academia de Bombeiro Arco de Fogo disponibiliza para todos os demais cursos alojamento gratuito para alunos de outras localidades.

 

 

 

 

 

FOTOS DE TREINAMENTO DE NR-35 REALIZADOS NA ACADEMIA DE BOMBEIRO ARCO DE FOGO

Veja muito mais fotos em nosso facebook

Outras informações:

 

1. Os cursos de Capacitação em NR-35 e Trabalho em Altura são realizados na sede da Academia de Bombeiro Civil Arco de Fogo, sito a Avenida Tiradentes, 3203 - Jardim Bom Clima em Guarulhos/SP.

 

2. A Academia possui vários simuladores para os trenamentos de NR-35 e Trabalho em Altura  que permite ao aluno treinar com a máxima confiança e segurança.

 

3. Um conjunto de 16 câmeras instaladas em todos os compartimentos permite aos alunos observar os exercícios que estão sendo realizados.

 

4. Possuímos cozinha e refeitório próprio e disponibilizamos ao aluno a alimentação necessária para cada dia de treinamento (coffe break e almoço), desta forma a empresa contratante e os alunos não precisarão se preocupar com alimentação.

 

5. Aos alunos de outros Estados ou Interior de São Paulo oferecemos alojamento gratuito.

 

6. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira das 09h00 ás 18h00 com uma hora de almoço.

 

7. Todos os instrutores são bombeiros militares que trabalham no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e por este são credenciados e também profissionais de segurança do trabalho com larga experiência em espaço confinado nos termos que se preceitua na NR-33 do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Calendário dos Cursos de NR-35 Trabalho em Altura

Altura ultimo.jpg
Sem Título-2.jpg